Todos já ouvimos dizer que o vinho, para manter seu sabor e qualidade, deve ser bem conservado. Mas como?
Leia abaixo algumas dicas para manter sempre as características originais dessa bebida tão apreciada tanto no Rio Grande do Sul, como em todo o mundo.
É fato o vinho ganhar qualidade com o passar do tempo, mas devem ser observados alguns detalhes para que ele não acabe se transformando em vinagre!
Em geral, quanto maior a temperatura, mais rápido ele envelhece ou estraga. A temperatura ideal de uma adega deve ser entre 12ºC e 18ºC. Mas cuidado: se a temperatura estiver alta demais, ele acaba tendo vida curta, além de perder o aroma, frescor e complexidade.
Tem que ser algo bem equilibrado. Em torno de 75% é o ideal, pois muito úmido pode causar mofo nas rolhas e rótulos, e muito seco pode secar e encolher a rolha, aumentando o contato com o ar - o que estragaria o vinho.
E é por isso que o ideal é sempre manter a garrafa deitada, pois assim mantem-se o vinho sempre em contato com a rolha, evitando seu ressecamento.
Também importante, pois a luz acelera as reações químicas, colaborando para o envelhecimento precoce do vinho. O ideal é armazenar as garrafas no escuro.
Quanto mais parada a garrafa ficar, melhor. Assim evitamos que os sedimentos se dispersem, alterando a viscosidade da bebida.
Depois que aberta, a garrafa pode ser guardada por alguns dias, embora perca gradualmente as suas características. Para uma boa conservação, devemos tampar bem a garrafa com a própria rolha e mentê-la sempre na geladeira.
Fonte: http://www.pampasonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário