quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Pilcha da Prenda

Como na pilcha do peão, a pilcha tradicional da prenda deve seguir algumas recomendações para garantir  o recato e a tradição típicos do Rio Grande do Sul. Aquí, apresentaremos a tradição segundo Paixão Côrtes:

Vestido

Deve ser longo, até o peito do pé. Sempre de cores sóbrias, ou um colorido leve para as gurias. Pode ter rendas, mas sem exagero. A manga é usada em três quartos ou comprida. Por baixo, deve-se usar a saia de armação (anágua) branca e leve. O comprimento deve ser inferior ao do vestido.
Não pode ter decote ou outras aberturas que ponham, exageradamente, partes do corpo à vista.
Tecidos: lisos e mais encorpados, sem usar enfeites dourados, prateados, pinturas à óleo e demais tintas e purpurinas, bordados, ter o cuidado de escolher cores harmoniosas e lisas, esquecendo as cores fortes, berrantes e fosforescentes.
É permitida pintura miúda, com tintas para tecidos. Não usar pérolas e pedrarias.

Chale

Usado sobre o vestido, deve também ter cores sóbrias, podendo ser preso com um broche ou deixado solto. Pode ser usado um bolero.

Saia e Casaquinho

Peças separadas.
A saia deve usar dos mesmos critérios do vestido.
O casaquinho deve ser de mangas longas gola pequena e abotoado na frente.
Obs.: Saia com casaquinho (roupa de época), a saia deve ser lisa. No casaquinho poderá ter bordados discretos.

Meia e Bombachinha

Por baixo do vestido a prenda deve usar a bombachinha: uma ciroula na cor branca até os joelhos. Deve sempre usar a meia por baixo do sapato. Deve ser branca ou beje, tolerando as de colorido leve para as guriazinhas e as de tom mais escuro para as senhoras.

Sapatos

Pode ser preto, branco ou beje, com salto tamanho 5 ou meio salto, com tira sobre o pé, com fivelinha para abotoar do lado de fora. As gurias podem usar um tipo de sapatilha.

Bombacha feminina
Detalhe do bordado da bombacha feminina
A prenda pode usar, se quiser, a bombacha ao invés do vestido. Nesse caso, ela é levemente bordada na lateral, de cores sóbrias, e deve ser usada com uma blusa social de manga longa ou três quartos e bota.

Cabelo

Podem ser soltos, presos, semi-presos ou em tranças. Para as prendas adultas ou jovens, poderão ser enfeitados com flores artificiais ou naturais, lembrando que deve-se tomar cuidado para que as flores naturais não murchem no cabelo, o que seria desegradável. As prendas mirins não usam flores. O coque é usado por prendas adultas ou veteranas. Não se deve usar brilhos ou purpurinas ou adornos plásticos. 

Maquiagem
Discreta, de acordo com a idade e o momento.

Obs.: É permitido o uso de leques. Os acessórios, tais como colares, brincos e anéis, devem ser discretos, e nunca de plástico ou outro material artificial, ou ter cores chamativas.

Siga estas orientações, lembrando que é sempre necessário uma boa dose de bom gosto para se estar corretamente pilchada.

Fontes:  http://www.mtg.org.br
            http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilcha

2 comentários:

  1. sou do ctg união e tradição e achei super légau

    ResponderExcluir
  2. Tem bastante coisa e é bem interessante mas vocês poderiam acrescentar o por que que tem um bolso na bombaixinha e o que as prendas de antigamente colocavam ali

    ResponderExcluir